DIÁLOGOS EM EDUCAÇÃO: TRAJETÓRIAS DE PESQUISAS E EXPERIÊNCIAS NA AMAZÔNIA

DIÁLOGOS EM EDUCAÇÃO: TRAJETÓRIAS DE PESQUISAS E EXPERIÊNCIAS NA AMAZÔNIA

Sobre este livro:

Os artigos apresentados nesta coletânea é resultado de pesquisa que discutem a educação em contexto brasileiro. O artigo de Antenor Carlos Pantoja Trindade resulta de pesquisa teórica, documental e de levantamento nas bases do Cielo e da ANPED na qual se buscou dialogar com diferentes autores sobre a temática em questão. Discute-se assim, no contexto da educação do Campo as lutas contra hegemônicas na região do Baixo Tocantins, tendo como objetivo dialogar as contribuições das discussões sobre Educação do Campo para a valorização de saberes e práticas locais. Aborda-se sobre as iniciativas dos Movimentos sociais na articulação de luta por políticas públicas para a região com sustentabilidade e fortalecimento da Agricultura Familiar.
As autoras Isonete do Socorro Perna Pereira e Kátia do Socorro Valente versam em seu texto sobre “As condições de funcionamento da Escola Ribeirinha: angústias e perspectivas dos sujeitos em busca de um ensino de qualidade” e tem como objetivo investigar suas condições de funcionamento, assim como as angústias e as perspectivas dos sujeitos sociais que participam da EMEIF. Nª Sra. de Nazaré do Rio Ajuaizinho do Município de Abaetetuba. Os resultados encontrados, neste estudo, revelam que a comunidade do Rio Ajuaizinho não apresenta uma escola de acordo com a Resolução nº 2, de 28 de abril de 2008, o que resulta em muitas angústias no que se refere a busca pela construção de uma escola do campo de qualidade e suas perspectivas se tornam de uma utopia para a transformação dessa realidade.
O autor, Rosenildo da Costa Pereira, discute no seu texto a Educação Especial em contexto brasileiro, trazendo como discussão a LDB-9394/96, o decreto nº 7611 de 17 de novembro de 2011 sobre a temática, a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI) e PDDE Acessibilidade, dialogando com teóricos que discute a educação em uma perspectiva inclusiva, como: Freire (2005), (2004), Figueiras (2011) e Denari (2008). O estudo aponta a importância de se implementar a Educação Especial, a qual contribuirá satisfatoriamente com o aprendizado dos educandos com limitações reduzidas dentro do espeço escolar formal.