MANUAL BÁSICO DE PRONÚNCIAS DO LATIM

MANUAL BÁSICO DE PRONÚNCIAS DO LATIM

Sobre este livro:

O Latim, língua do antigo povo romano, tem uma larga história. Tal língua representa a capacidade intelectual de seus donos, pois, apesar de ter surgido humilde sem rudimentos gramaticais ou floreios, com o tempo foi ganhando prestígio. Primeiro suplantou duas línguas que também eram faladas na região, depois foi absorvendo os rudimentos que a tornou no que se conhece hoje.

Havia duas variedades de língua latina: a clássica, conhecida como SERMO LITERARIVS, e a vulgar, ou SERMO VVLGARIS. Esta última se espalhou com facilidade pelo vasto território do Império Romano, pelo fato de ser falada e apresentar poucas preocupações com estilo. A finalidade do Latim Vulgar era prioritariamente a comunicação interpessoal. Foi desta variante que surgiram as línguas românicas como português, francês, espanhol, romeno, galego, italiano, dentre outras.

O Latim Clássico é essencialmente escrito, com estilo bem cuidado e floreios. Assim, a tendência de conservadorismo gramatical e vocabular torna-se perceptível. Era empregado em textos de autores do período clássico da literatura latina como: Cícero, Virgílio, Horácio, Tito Lívio e muitos outros de grande prestígio. Graças à conservação de tais textos esta variedade da língua foi preservada, e é a partir dela que se pôde conhecer os fenômenos gramaticais do idioma.